top of page

A cultura brasileira quanto à remoção total dos pelos pubianos é tão forte que ainda nos anos 80 essa técnica foi batizada de “Brazilian bikini wax”, depois de ser exportada para os Estados Unidos. Mais de 30 anos depois, um estudo realizado pela Universidade de Indiana e pelo Instituto Kinsey para Estudos sobre Sexo, Gênero e Reprodução, em 2012, ouviu a opinião de 2.451 americanas, e o resultado apontou que 87% das jovens, entre 18 e 24 anos, removem total ou parcialmente os pelos pubianos.

 

A pesquisa também revelou que as mulheres adeptas da depilação íntima são mais confiantes e seguras em relação ao seu corpo, além de apresentarem maior índice de satisfação sexual. Elas também examinam mais os seus órgãos genitais, notando sempre que há alguma alteração. O levantamento também apontou que, entre as senhoras com mais de 50 anos de idade, 51% revelaram não ter sequer aparado os pelos nos últimos 30 dias.

 

Brazilian Wax, a técnica brasileira que conquistou as estrangeiras

 

Método de depilação das irmãs J chegou a Nova York nos anos 80 e ganhou popularidade após ser citado em ‘Sex and the City’. A imagem de mulher sensual inspirada na musa Madonna, que na década de 1980 já abusava da malhação e mostrava um corpo super definido, merecia um incentivo. Ao perceberem uma oportunidade para deixar a americana mais sexy, sete irmãs brasileiras apresentaram às gringas um novo tipo de depilação íntima. Em 1987, as J. Sisters, como ficaram conhecidas após abrirem um salão com o mesmo nome em Nova York, levaram à cidade mais populosa dos Estados Unidos a ‘brazilian bikini wax’ (depilação brasileira para biquíni).

 

Ousado àquela época, o método – que remove totalmente (ou parcial) os pelos da região pubiana utilizando a cera quente – logo virou referência nos salões de beleza internacionais e foi rapidamente popularizado ao ser mencionado na minissérie ‘Sex and the City’, quando uma das protagonistas afirmou que “se sentia nua e sexy” após experimentar a famosa técnica importada. Pronto! Bastou para marcar a expressão, utilizada em vários países para indicar a depilação completa.

 

Com a adesão das famosas, a remoção total dos pelos também ficou caracterizada como ‘Hollywood wax’. Mas há quem prefira o estilo ‘pista de pouso’, com aquela pequena faixa de pelo deixada na frente.  A partir daí, várias tendências nacionais caíram no gosto das estrangeiras, que aderiram à tatuagem de tinta (‘vatooing’) e de cristal (‘vajazzling’), ambas são temporárias e prometem deixar o visual íntimo um luxo.

Riscos X Cuidados

 

Especialistas em depilação asseguram que depilar completamente a região da virilha e nádegas é seguro, desde que normas de higiene sejam seguidas, a principal delas: jamais reaproveitar a cera. “Por isso, é muito importante ficar atenta quando está na sala de depilação e se certificar de que a profissional descarta a cera e todos os materiais após o uso”.

bottom of page